Aqui pretendo trazer os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo de modo a ajudar àqueles que buscam a Luz, compartilhar aprendizados...

Quer vir comigo? Juntos vamos realizar uma Jornada Iluminada rumo ao nosso Deus Pai/Mãe!!!

Curtir

Cristais


Os Cristais são seres de luz em evolução na Terra, uma bela e fantástica manifestação cristalizada do Espírito, que pode desdobrar-se e manifestar-se em todos os níveis do ser, uma vez que são representantes do plano espiritual. Deste modo, eles podem atuar sobre as esferas físico, mental, emocional e espiritual dos seres vivos e do planeta. Esta atuação se dá através do eletromagnetismo que possibilita, durante o contato com nosso campo áurico, que os Cristais organizem nossa energia.
Um Cristal pode manifestar a energia vital, energia fundamental para nossa sobrevivência, trazendo força e poder pessoal encorajando a realização dos nossos objetivos e metas pessoais e,  atuando em nosso plano físico de tal forma, que pode levar à cura de diversas doenças. Dentro deste aspecto, teremos Cristais agindo como fortalecedores da vitalidade, da capacidade de trabalho, do bem-estar físico e assim, na manifestação da saúde que nos permite vivenciar plenamente nossa experiência terrena.
O Cristal, como manifestação sentimental e emocional do Espírito, nos abençoa com o amor que banha nosso coração com o alento de que somos seres em comunhão e interação com tudo o que vive (não importando de que modo vive) no Universo. Esta sensação de amar e ser amado, interfere no plano emocional abrindo nosso coração para dar e receber amor, alento e compaixão com os que nos rodeiam. Nesta esfera de  atuação de um Cristal, podemos curar nosso corpo emocional equilibrando nossas emoções,  limpando as emoções negativas, eliminando medos e corrigindo as crenças limitantes. Tudo isso propicia, em nossa jornada, um caminhar mais seguro e feliz em direção ao nosso Plano Divino.
A manifestação intelectual do Cristal traduz-se em equilíbrio mental, cuja compreensão dos princípios que regem a vida não só determina auto-consciência, que permite a percepção de nosso verdadeiro papel na vida, mas o entendimento de todas as leis fundamentais que regem o Universo levando da sensação de individualidade e isolamento à certeza de unicidade e participação cooperativa na intrincada Rede da Vida.
Existem ainda, Cristais capazes de nos levar a uma conexão segura e profunda com o nível espiritual de nosso ser, possibilitando um re-conectar com a Fonte Maior de Luz e com os amados Anjos, Mestres e Seres de Luz que habitam o Cosmo. Estes Cristais facilitam a interiorização e a busca do silêncio durante a meditação, ampliando a capacidade de conexão com nosso aspecto espiritual.

Limpeza e Energização de Cristais
Precisamos lembrar que ao comprarmos um cristal, ele já passou por diversas mãos, seja no garimpo, nos processos de quebra, rolagem, lapidação, vendedores, compradores,  enfim... até você se encantar pelo seu cristal, ele já passou por diversas pessoas e um amplo espectro de níveis energéticos. Por isso, é fundamental que ele passe, segundo Angélica Lizanty (Curso Cristais que Curam), por uma "primeira limpeza energética profunda". Para esta autora a primeira energização deve ser feita através do uso do sal, "você deve deixar os Cristais ou Pedras por 24 horas na água, em uma vasilha de plástico ou vidro, com sal (qualquer sal) dentro de casa ou em lugar coberto. Depois de passada as 24 horas lavar bastante, até tirar bem o sal. Deixar por mais 24 horas, desta vez no tempo, ao relento, começando pela noite, o sereno que fecunda a energia, e depois o Sol, que ativa internamente o potencial energético. No momento em que colocá-las no tempo, você irá Programá-las."

Para Antonio Duncan (O Caminho das Pedras, Ed. Nova Era) o Cristal deve ficar apenas por algumas horas no sal grosso, mas lembrando que "este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes" uma vez que "algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem ao sal e podem perder o brilho e a cor."
Scott Cunningham em sua Enciclopédia de Magia com Cristais, Gemas e Metais, mostra que existe um método muito simples para purificar os cristais, basta "expor as pedras à luz solar por um dia, três dias ou até por uma semana [..] verifique as pedras diariamente e sinta as energias dentro delas [..] se as vibrações forem regulares e saudáveis, a limpeza foi bem sucedida." Use sua intuição...
Até aqui usamos o sol como fonte de limpeza, o Poderoso Sol... Sol Central. Existem outros métodos de limpeza? Sim.. muitos... e incluímos aqui, todos aqueles que seu coração e sua intuição determinarem!!


Existem diversos procedimentos para limparmos e energizarmos os cristais além de usar água e sal e a exposição ao sol. Podemos usar também a água corrente de um rio, lago, cachoeira e até mesmo o mar. Coloque as pedras que pretende limpar (casos elas sejam de tamanho médio ou pequeno) dentro de um saquinho feito de rede para que eles não se percam quando mergulhados na água.
Scott Cunningham apresenta uma outra técnica "regida pelos poderes da terra - enterre a pedra no solo por uma semana mais ou menos e depois verifique se está purificada. Se estiver, lave-a ou esfregue-a e pode começar sua magia." O autor descreve uma outra forma de limpeza, realizada através de um ritual de purificação que deve ser feito em seu altar, ao nascer do sol ou durante o dia. Veja, na íntegra o ritual realizado por Scott Cunningham:
"Encha uma vasilha com água pura e coloque-a na posição sul. Acenda um incenso e ponha-o a leste. Finalmente, coloque um prato ou uma vasilha cheia de terra recém-cavada ao norte do altar. No meio de todos estes objetos, coloque a pedra a ser purificada. Quando tudo estiver pronto, acalme sua mente e segure a pedra em sua mão projetiva (veja obs. abaixo). Volte sua atenção para a vasilha com terra. Coloque nela a pedra e cubra-a com a terra fresca. Diga algo que tenha o efeito de "Eu te purifico com terra!", deixe a pedra ali por alguns minutos, enquanto visualiza a terra absorvendo as impurezas da pedra. Então retire-a, limpe a poeira e segure-a na fumaça do incenso. Passe nove vezes através da fumaça, da direita para a esquerda, dizendo palavras como estas "Eu te purifico com ar!". Depois, passe a pedra rapidamente através da chama da vela (veja obs. abaixo) diversas vezes, dizendo: "Eu te purifico com fogo!" O fogo queima toda a negatividade. Agora coloque a pedra na água e diga estas, ou outras palavras parecidas: "Eu te purifico com a água!" Visualize a água lavando-a e limpando-a. Deixe a pedra na água por um tempo, depois seque com um tecido limpo e segure-a em sua mão receptiva" (veja obs. Abaixo). Pronto, use sua pedra agora. 
Antonio Duncan cita outros métodos isolados de limpeza dos cristais como a defumação pura e simples e a colocação da pedra sob a chuva forte. Este autor cita ainda para a limpeza de pedras pequenas a utilização de uma Drusa de Cristal de Quartzo Incolor ou de Ametista, onde os cristais menores devem ser colocados por bastante tempo. Outro método, que utilizo muito, e que também é citado por este autor, é a utilização de uma selenita (gipsita) que pode ser um pedaço (e colocamos as pedras sobre ela) ou mesmo um bastão com a ponta voltada para um Cristal de Quartzo, entre eles, coloque todas as pedras por 30 segundos e elas estarão limpas e energizadas ao mesmo tempo.
 Podemos usar outras formas de limpeza e energização das pedras colocando-as em contato com a natureza, como a chuva forte, a lua (que energiza a pedra com uma energia mais feminina), sol/lua (alternadamente exposto a luz do luar durante a noite e depois sob o sol), tempestade (daquelas com ventos, raios e trovões). Você também pode purificar os cristais com o som de um sino do qual você gosta, basta você tocar o sino sobre eles.
 OBS.:
            1. O autor esqueceu de mostrar como posicionar a vela no altar, ela deve ficar a oeste, que é a direção do fogo;
            2. Mão Receptiva: é a mão por meio da qual a energia é absorvida pelo corpo,  nos destros é a mão esquerda e nos canhotos, a direita;
            3.Mão Projetiva: é a mão pela qual a energia mágica passa a sair do corpo nos destros é a direita, nos canhotos, a esquerda.
            4. Drusa: é um agrupamento (aglomerado) de vários cristais isolados sobre uma única base. Representam a comunidade evoluída, vivendo harmoniosamente sobre uma verdade em comum: a base. A drusa, por apresentar diversas pontas, é auto-limpante e auto-energizante, por isso são excelentes purificadoras.



Quanto mais você trabalhar e tiver contato com seu Cristal, mais vai conhecê-lo, identificando sua energia, brilho e coloração. Com o uso, eles podem absorver energias negativas ou liberar suas energias, causando um certo esgotamento que ficará evidente, pois haverá alteração do brilho, da sensação que você tem quando o segura na mão e na cor, que ficará esmaecida. Toda vez que você sentir e/ou perceber que seu cristal está esgotado, precisando de limpeza e energização, escolha um dos processos já citados, faça a manutenção e, em seguida programe-o novamente.

PROGRAMANDO UM CRISTAL (SINTONIZAÇÃO)

Quando sintonizamos ou programamos um Cristal estamos, na verdade, mostrando a ele nossa intenção de usá-lo para um objetivo específico. Se for programar o Cristal, programe-o com apenas uma programação que mais tarde pode ser alterada, caso você assim o deseje.

Segundo Cristovão Brilho (O Poder Curativo dos Cristais - Ed. Plenitude) programar, é projetar, lançar um pensamento, um sentimento, uma intenção pura e verdadeira no Cristal para que, através da programação, o mesmo trabalhe as energias cósmicas a seu favor, aumentando, assim, as possibilidades de alcançar seus objetivos." 


É bom lembrar que um Cristal não fará mal a ninguém e também não poderá interferir no livre-arbítrio ou nas experiências de crescimento de uma pessoa. Portanto, quando for programar seu Cristal, tenha a mente límpida e vibrações levadas desejando sempre o melhor para si mesmo e para os outros. O Cristal só deve ser programado depois de passar pelos processos de limpeza e energização.

Vamos então aprender a programar um Cristal:

Pegue o Cristal que pretende programar, segure-o entre as duas mãos e, como bem coloca Angélica Lisanty "faça uma Oração ao Universo ou a Deus, pedindo que aquela pedra ou cristal possa ser devidamente imantado, e seja também um elemento de benefício e um canal de cura superior, não só para você," mas também para todos que entrarem em contato com ele. Em seguida, leve as mãos até altura de seu chacra frontal com os pedra entre elas e dirija-se ao Cristal mentalmente e faça então seu pedido particular, a missão específica que você tem para ele, dirigindo sua ação. Seja sempre bem específico, claro, simples e positivo.


Se, em algum momento, você quiser reprogramar seu Cristal, basta limpá-lo, energizá-lo e, em seguida repetir o procedimento de programação acima descrito com uma programação nova.
Pronto!!! Seu Cristal está pronto para trabalhar... use-o sempre! Na minha experiência como Cristaloterapeuta, percebo que, quanto mais os Cristais atuam em sua missão, mais eles brilham, mais bonitos ficam. Então... embeleze seus Cristais!!!!


 Hoje vamos começar a listar os Cristais, falar sobre cada um, suas características, utilidades e curiosidades. Logicamente que existem centenas de cristais diferentes, com cores, formas e atributos distintos. Muitos são difíceis de encontrar e outros são muito caros, o que inviabiliza a aquisição. Por isso vamos aprender sobre os mais comuns, mais fáceis de encontrar e mais baratos. Vamos falar também sobre aqueles com os quais tenho trabalhado rotineiramente para questões específicas nas sessões de cristaloterapia.

Como em breve quero dar um presente de natal a vocês, o Ritual do Amor-Próprio, vamos iniciar falando dos Cristais que precisaremos para realizar este ritual, os Cristais de Quartzo Rosa e Verde.

CRISTAL ROSA
As pedras rosas, tradicionalmente estão ligadas ao amor. A cor desta pedra tem como peculiaridade o fato de ser formada a partir de um único agente corante. Angélica Lisanty chama a atenção para este fato dizendo que, "levando em consideração o aspecto de formação, todas as outras cores  possuem vários minerais que dão a cor à aquele mineral por exemplo as pedras verdes, que tem o fósforo, níquel, o cobre." Assim, de modo geral, as demais cores apresentam diversos agentes determinantes da cor nas pedras. "No caso do rosa, seja qual for a formação, temos um único agente corante, o manganês." A autora nos alerta ao relatar que energeticamente, o manganês  provoca uma hipersensibilização capaz de nos levar ao extremo da sensibilidade e, assim, ao desequilíbrio emocional. Por que isso? Na opinião dela o Cristal Rosa nos trás o amor incondicional, uma forma de amor desconhecida em "nossa realidade onde existe uma energia dual que nos impede de manter esta energia do amor incondicional e ao vermos muitas coisas ruins acontecendo a nossa volta acabamos entrando em um processo de depressão." 

Assim, e bom ter cuidado pois pedras de cor rosa podem ativar nosso lado emocional excessivamente. Para mantermos a estabilidade de nossas emoções Angélica sugere que sempre devemos ter pedras verdes acompanhando as pedras rosas dizendo "aí sim é favorável, junto com pedras do espectro verde, ela vai trazer o equilíbrio emocional, a auto estima, a auto consideração, senso próprio." Como vaamos usar em nosso Ritual do Amor-Próprio
QUARTZO ROSA
É a pedra que representa o Amor Incondicional e a Paz Infinita, tem uma energia receptiva capaz de fazer o emocional se abrir. Traz relação direta com o chacra cardíaco e o elemento água, sendo uma das pedras da Grande Mãe - Gaia - te conectando ao coração da Terra e te ensinando a verdadeira essência do amor. É um cristal sensível a luz, podendo desbotar quando exposto ao sol por muito tempo.
Cunningham cita entre suas aplicações mágicas a capacidade de "promover a paz, a felicidade e a fidelidade em relacionamentos estáveis."
Duncan diz que "através de sua suave emanação, permite a lembrança da essência amorosa, do propósito, despertando no centro do ser este amor sem cobranças, sem culpa ou mágoas, sem posse e sem medo, o amor a todos os aspectos do ser e do universo, um amor com perdão, consciência e compaixão." Assim, esta pedra é capaz de provocar a expansão do amor no centro cardíaco do indivíduo gerando a abertura para novas realidades e para o perdão. O quartzo rosa pode auxiliar você na reprogramação do amor próprio, na "construção e manutenção da auto-estima, da auto-aceitação e do auto-valor"   pois ela abre o coração em todos os níveis inspirando profunda cura interior.
Judy Hall, em seu livro a Bíblia dos Cristais (Vol. 1 - Ed. Pensamento), nos fala que o "quartzo rosa repele suavemente a energia negativa e a substitui por vibrações de amor. Fortalece a empatia e a sensibilidade, além de ajudar na aceitação de mudanças necessárias." Para a autora é uma pedra excelente para as "crises de meia idade, para a liberação de emoções não-expressas, amenizar a dor interiorizada e curar o desânimo." Maravilhosa pedra, traz conforto nos casos de perda e nos torna receptivos ao amor, nos ensinando, antes mais nada, o amor por nós mesmos. 
No Livro das Pedras (Robert Simmons e Naisha Ahsian - Ed. Madras) vemos o Quartzo Rosa relacionado as palavras-chave: Amor, gentileza, cura emocional, liberação do estresse, unidade com o divino. Simmons relata que esta pedra "ajuda a dissolver as fronteiras de isolamento e desconfiança da pessoa e muda-a para o sentido de união com tudo que é a essência no centro do coração" curando assim as mágoas, o medo, o estresse, dissolvendo a raiva e o ressentimento. "Suas vibrações calmantes são um bálsamo para as emoções, elas acalmam e limpam todo o campo áurico." Pode estimular e harmonizar os chacras superiores (Coronário, Frontal e Laríngeo). Naisha relata que o "quartzo rosa é uma das pedras mas importantes de nosso época. Ela estimula a abre o chacra do coração, limpa o corpo emocional e auxilia na integração e resolução de programas emocionais velhos." [...] "Ela transporta a consciência amorosa do Cristo e outros mestres espirituais centrados no coração."
 Por trazer tanta amor e paz ao coração, esta pedra é perfeita para acalmar a mente, nos livrando das preocupações, do medo, das ansiedades diárias e, principalmente, "dos traumas emocionais passados."
Os autores do Livro das Pedras apresentam ao final de cada descrição uma afirmação que pode ser associada ao cristal quando você for meditar com ele, para o Quartzo Rosa a afirmação é:
"Eu abro meu coração para receber e expressar a energia do amor."


PEDRAS VERDES
Estas pedras traduzem energias de equilíbrio e de saúde  manifestando o padrão da cor verde, o que permite seu uso em qualquer lugar de sua casa pois acalma as emoções, traz equilíbrio e acelera a cura.
Angélica Lisanty argumenta que as pedras desta cor ajudam "com o trabalho intelectual e por isso são boas para ficar em locais de estudo, locais onde as pessoas param para pensar, estudar, locais onde você vai usar mais a cabeça, pois tem tudo a ver com esta energia da inteligência e do equilíbrio mental." A autora postula que a "cor verde por si só como padrão, já traz toda uma abertura intelectual para a compreensão, o discernimento e o entendimento. O lado físico vai ajudar bastante na saúde física trazendo a vitalidade, o equilíbrio, a harmonia do corpo como um todo." Assim, para ela as pedras verdes são "doadoras de Equilíbrio, Saúde, Estabilidade,  Sabedoria, Segurança,  Prosperidade,  Sensibilidade,  Trabalham o Aspecto Mental,  Inspiração e aumento da capacidade Criativa,  Equilibram o Emocional, Promovem a Auto-estima e a Auto-confiança, Revitalizam o Corpo e Equilibram o funcionamento de todas as Glândulas."
QUARTZO VERDE (também conhecido como AVENTURINA ou AVENTURINE)
É a pedra da cura por excelência, cura de todos os males, purifica-nos em todos o níveis do ser promovendo bem-estar físico, emocional e mental aumentando a criatividades e  a originalidade e possuindo relação direta com o chacra cardíaco, assim como o Cristal Rosa. Podemos colocar estas duas pedras juntas, em nosso coração para que elas nos proporcionem todos os seus atributos, ao mesmo tempo, uma complementa a outra.
Para Cunningham, esta pedra vibra com uma energia projetiva, relacionando-se ao elemento  ar e apresentando como um de seus usos mágicos o fortalecimento da visão, o aumento da percepção, podendo também, estimular a criatividade e realçar a inteligência. Acrescenta que esta pedra pode ser usada para atrair dinheiro, umas vez que é a pedra da sorte.
Na Visão de Antonio Duncan, o Quartzo Aventurino, "alivia o estresse, restaura o equilíbrio emocional, promove independência e aguça a clareza mental. [...] Ajuda a liberar ansiedade e medo. E mais, esta pedra por ser da "família do Quartzo, tem uma carga dinâmica que dá o poder de dissolver pensamentos e sentimentos não saudáveis, ajudando a curar o problema físico relacionado com esses sentimentos e pensamentos."
Judy Hall, no livro Conhecimento Prático com Cristais (Ed. Pensamento) relata que a "Aventurina Verde impede que vampiros psíquicos suguem sua energia" [..] sendo uma pedra que "instila compaixão e liderança e acalma a raiva."
Angélica Lisanty descreve que o Quartzo verde, "traz à Luz o Raio Verde de cura espiritual, com todo o seu potencial, de forma densa e bastante atuante.  No mental atua no sentido de proporcionar uma estabilidade e um senso de realidade mais prático e objetivo. Age de maneira mais do que eficiente sobre: estresse, depressão, tristeza profunda, sentimentos de frustração, inveja, sentimento de impotência diante de uma situação, sentimento de “não ser bom o bastante” para realizar tal coisa, solidão, enfim, sofrimentos por diversas causas, ou seja, aqueles em que “tudo é muito” intenso ou mesmo desesperador."
No Livro das Pedras vemos a Aventurina relacionado as palavras-chave: "vitalidade, crescimento, confiança" e, ao contrário do que diz Cunningham, aqui ele está associado aos elementos água e terra, trazendo em si uma "expressão poderosa das energias combinadas" destes dois elementos. Para Simmons, esta pedra "até assiste a pessoas para aceitar questões desafiadoras como envelhecimento, doença ou sua própria mortalidade. Mas pondera que ela "não é tanto uma pedra de resignação ou aceitação, mas uma facilitadora para encarar qualquer coisa sem perder o equilíbrio." Lembra que esta "pedra traz consigo uma sensação de leveza, até humor, enquanto auxilia a lidar com o saltos e baixos da vida."  O Quartzo Verde para este autor auxilia na cura, instilando "força da vida e ajuda na reconstrução de reservas de energias esgotadas." Ahsian lindamente descreve que a "essência da Aventurina Verde é a da primavera irrompendo depois de um inverno longo e escuro. [..] Ela age como uma âncora emocional, mantendo a pessoas enraizada no coração quando surgem tempestades emocionais."
É importante frisar, para aqueles que já conhecem a Fraternidade Branca (vamos alar sobre este tema em outro momento) e seus Seres de Luz, que este belo cristal pode nos auxiliar na conexão com as energia da Terra e/ou dos Devas (energias Dévicas). O Quartzo Verde elimina os vínculos obsoletos, colocando nossos pés e relacionamentos no aqui e agora, no presente da experiência vivida e, deste modo, facilitando a aceitação da "mudança, o crescimento e a renovação." Para atrair seus benefícios, basta ficar perto dela, isto é suficiente para que todo seu poder irradie em nossa direção.
Vamos trazer a afirmação presente no Livro das Pedras relacionada ao Cristal Verde:
"Eu vou enfrente com otimismo, confiança e vitalidade renovada."

»Vejam que os dois Cristais que acabamos de detalhar, podem ajudar muito na cura em todos os níveis do ser, inclusive na cura de sua alma. São pedras fáceis de achar, baratas, que você pode adquirir no tamanho que julgar necessário e que podem ficar permanentemente em seu altar. A energia vibracional dos Quartzo Rosa e Verde é tão maravilhosa que vale a pena começar sua Jornada entre os minerais através do uso mágico delas. Inicie seus estudos nesta área comprando, limpando e energizando, tocando, visualizando, sentindo e programando estes dois Cristais.
Antes do recesso de Natal, vou passar para você um Ritual de Amor-Próprio que precisará de um Quartzo Rosa e uma Aventurina Verde. Podem ser pedras roladas ou brutas, grandes ou pequenas, não importa, o fundamental é que elas estejam em seu altar para que juntos possamos realizar este ritual.


CRISTAIS VIOLETA

As Pedras Violeta, assim como o 7º Raio Solar, trazem a energia da transmutação, da espiritualidade e podem auxiliar na Conexão Espiritual e na mudança de atitude em momentos de vida mais difíceis. Assim percebemos que os cristais desta cor são muito importantes para o uso em terapias nas mais variadas formas.


Scott Cunningham em sua Enciclopédia de Magia com Cristais, Gemas e Metais relata que pedras de cor violeta são "excelentes para ser usadas na meditação, no trabalho psíquico ou durante qualquer ritual destinado a entrar em contato com a mente subconsciente." Este autor considera ainda que o violeta é a cor da cura e da paz podendo aliviar a depressão, dores de cabeça e favorecer o sono. Vamos então, iniciar nosso estudo sobre os cristais violeta através da famosa ametista.
AMETISTA
De um modo geral, quando iniciamos algum estudo e/ou trabalho com os cristais, a ametista é a primeira pedra com a qual tomamos contato. Nos apaixonamos por este cristal de imediato, amor à primeira vista, pois suas emanações energéticas são amorosas, meigas, envolventes e, principalmente, poderosas. Vale à pena adquirir uma ametista, seja rolada, bruta, drusa, ou em qualquer outra forma e tamanho não importa, desde que você consiga ter uma, verá que ela pode promover milagres em sua vida. Tenha cuidado com sua Ametista por que são sensíveis à luz e ao calor, podendo desbotar com o tempo.
Para quem está enveredando pela caminho da espiritualidade e/ou da terapia holística, terá na Ametista uma poderosa e essencial amiga,  pois além de ser excelente para a meditação, podendo ser usadas no 6º e 7º chacras, também afasta a consciência de padrões egocêntricos, mostrando que a humildade mental é a porta para o reino espiritual.
Esta pedra estimula, ainda, o discernimento, o sangue frio, a autodisciplina, o vôo do espírito, o poder verdadeiro, a purificação e desenvolvimento espiritual. É capaz de combater os estados de  tensão ou opressão da mente e  do coração, promovendo a redução das tendências agressivas e irascíveis, o mau humor, protegendo contra o mau olhado e todas s forma energéticas negativas que possam atingir os indivíduos.
 A Ametista promove a regeneração e cicatrização para todas as áreas e tecidos, gerando a superação da dor física uma vez que possui atividade anestésica. Para Antonio Duncan (O Caminho das Pedras, Ed. Nova Era) a Ametista, por conter "uma vibração de alta densidade" acaba sendo extremamente potente contra todas as formas de dor. E o autor afirma que "seu efeito calmante ajuda a eliminar a raiva, o medo e a ansiedade."
Para Angélica Lizanty (Curso Cristais que Curam) "esta pedra propõe uma mudança nos corpos energéticos da pessoa, sendo capaz de transmutar o padrão vibratório. Ajuda a transmutar atitudes, posicionamentos, que devem ser vencidos em um processo de superação de momentos difíceis. Ajuda muito no “desvencilhar-se dos vícios”, sejam eles de qualquer natureza, até mesmo os vícios de pensamentos, buscando preencher o “vazio” causador destes vícios. Oferece suporte e sustentação ao emocional, antes, durante, e depois que o processo de transformação que possa estar ocorrendo na vida das pessoas."
Na visão de Cristovão Brilho (O Poder Curativo dos Cristais - Ed. Plenitude) a Ametista eleva a atividade do lado direito do cérebro, das glândulas pineal e pituitária, aumentando também as habilidades físicas.
Judy Hall, em seu livro a Bíblia dos Cristais (Vol. 1 - Ed. Pensamento) assegura que a Ametista nos "protege contra ataques psíquicos, transmutando a energia em amor." A autora revela ainda que, por ser um "calmante natural, a ametista bloqueia o estresse geopático e as energias negativas do ambiente." Para ela, esta pedra "facilita o processo de tomada de decisões, trazendo bom senso e idéias do plano espiritual, e possibilitando que essas decisões e idéias sejam colocadas em prática."
Scott Cunningham afirma que a Ametista tem uma energia receptiva podendo oferecer diversos usos mágicos, como por exemplo, ser colocada embaixo do travesseiro, ou usadas na cama, para nos livrar de insônia e de pesadelos. Este autor também apresenta a Ametista  como uma pedra essencialmente espiritual e de paz, assegurando que ela não tem absolutamente "nenhum efeito colateral negativo, ou associações com violência, raiva ou paixão." Assim, ele nos aconselha, "quando as tensões da vida diária se acumularem dentro de você, segure uma ametista em sua mão esquerda (ou direita, se for canhoto). Deixe que as vibrações calmantes, tranquilizadoras, pacificadoras e que combatem o estresse inundem você." Scott lembra ainda que a Ametista "acalma os medos, renova as esperanças, eleva o ânimo e estimula pensamentos sobre a realidade espiritual que existe por trás de nossas vidas [...] ela acalma tempestades emocionais."
 No Livro das Pedras (Robert Simmons e Naisha Ahsian - Ed. Madras) Simmons postula que a Ametista pode ser usada para ajudar as pessoas a abandonarem hábitos ruins (fumo, bebida e drogas) e, como ela pode limpar o campo energético de uma pessoa, facilita a criação de um escudo energético que repele a negatividade do ambiente. O autor recomenda seu uso para todas as pessoas e nas mais variadas situações, inclusive como mecanismo de proteção altamente eficiente.
Naisha considera a ametista uma ferramenta clássica para a meditação uma vez que a energia desta pedra facilita alcançar estados meditativos elevados e a comunhão com o Divino. Para esta autora a Ametista constrói um "casulo de Luz em torno da aura da pessoa" protegendo-a de qualquer influência energética menos elevada. Esta pedra "estimula a mente superior e facilita a função cerebral" sendo que, do ponto de vista emocional, ela pode ajudar o indivíduo a "identificar a raiz das causas por trás de comportamentos, hábitos e padrões emocionais que criam desequilíbrios e doença"  ajudando na cura.
"Eu estou purificado, elevado e protegido por minha ligação com o Divino."

OBS.:
1. Ataques psíquicos são a projeção de pensamentos e/ou sentimentos negativos contra uma pessoa;
2. Estresse geopático é o estresse criado por emanações sutis e distúrbios energéticos originados no interior da terra.
 


CRISTAIS BRANCOS E INCOLORES
SELENITA
Este é um cristal que amo e uso constantemente tanto no atendimento de meus clientes - ferramenta para libertar entidades presas à aura (limpeza do campo áurico) e/ou para remover bloqueios energéticos quando colocada na base da coluna (fluxo de energia ascendente) ou para equilibrar o fluxo energético na coluna, quando usado na base do pescoço (fluxo de energia descendente) - como em casa, para promover limpeza e energização de meus cristais, de objetos ou mesmo do ambiente. É uma pedra macia, solúvel (não deve ser deixada na água por muito tempo) delicada e muito sensível, linda!! Pode se partir ou escurecer quando em presença de pensamentos e/ou atitudes negativas. Abaixo você vê algumas de minhas Selenitas.

Possui uma vibração muito sutil, capaz de aumentar a lucidez e abrir o chacra da coroa. Como descreve Judy Hall (A Bíblia dos Cristais, Vol. 1. Ed. Pensamento), este cristal "leva à consciência angélica e a orientação superior [...] e, a selenita pura tem uma ligação com o corpo de luz, ajudando a ancorá-lo na vibração terrestre."
A autora ressalta que a selenita "é uma pedra serena que instila a paz profunda e por isso é excelente para meditação e o trabalho espiritual [...] sendo capaz de impedir que a mente seja afetada por influências externas." 
A Selenita, também conhecida como gipsita ou estrela do deserto, pode ser encontrada em diversas cores além da branca, como verde, laranja, incolor, etc., sendo que, cada uma apresenta propriedades específicas além dos atributos genéricos. 













Cristóvão Brilho (O Poder Curativo dos Cristais, Ed. Plenitude) associa este cristal ao 6º Chacra, capaz de inspirar pensamentos e aumentar o poder da vontade. Relata ainda que ela "fortalece ossos e dentes, suaviza nervos e afeta positivamente o cérebro aumentando o poder de concentração e clareza." 

Antonio Duncan (O Caminho das Pedras, Ed. Nova Era) descreve sobre a capacidade que esta pedra tem de alterar sua forma, expressando assim uma profunda flexibilidade, relata que esta habilidade permite a utilização da selenita como ferramenta capaz de promover a flexibilidade muscular e o alinhamento da coluna vertebral. O autor apresenta a Selenita como um "importante instrumento para ativar os chakras transpessoais, situados acima da cabeça, principalmente a ligação entre a "Estrela da Alma" e o "Portal das Estrelas". Para ele, podemos receber a mais pura energia espiritual e realizar uma ligação com o Grande Sol Central, através destes chacras.

Scott Cunningham em sua Enciclopédia de Magia com Cristais, Gemas e Metais, associa a Selenita à Lua e ao elemento água destacando como seus poderes, a reconciliação e a energia.
Angélica Lizanty em seu Curso Cristais que Curam, utiliza a Selenita para uso prático na cura física, nos casos de dores de cabeça, falta de sono, problemas em juntas e articulações. Quando fala da cura em nível espiritual, relata que a mesma pode ser usada quando ocorre atuações espirituais de obsessores, limpeza energética, viagens astrais, proteção espiritual e para o desenvolvimento mediúnico. 

No Livro das Pedras (Robert Simmons e Naisha Ahsian - Ed. Madras) percebemos logo de início a importância da Selenita uma vez que a mesma está associada às palavras-chave ativação espiritual, comunhão com o Eu Superior, guias espirituais e anjos sendo que, estes autores relacionam a pedra ao elemento ar e aos chacras Frontal, Coronário, Transpessoal e Etéreo. No campo emocional a Selenita, graças à presença de cálcio e enxofre, atua estimulando o "corpo emocional e compelindo a pessoa a seguir adiante com sua vida" superando a estagnação, ajudando a sair da zona de conforto e evitando o apego às crenças limitantes que tanto paralisam nossa evolução. Simmons apresenta a informação de que a "quantidade de energia disponibilizada pela Selenita é maior do que praticamente qualquer outra das pedras dos chacras superiores." Ele aconselha "os curadores de cristal a trabalhar com bastões de selenita" por serem "ideais para a purificação e todos os tipos de limpeza energética." Este autor ressalta o poder espiritual elevado desta pedra, capaz de permitir conexão com os guias espirituais e anjo da guarda do indivíduo e revela, "quando a Selenita abre o olho interior, o mundo espiritual entra." 


Ahsian confirma este poder quando destaca o fato de que os bastões de Selenita podem ser usados como "varinhas mágicas" capazes de transportar as "intenções e os pensamentos da pessoa até seu Eu Superior e além" ao mesmo tempo em que "dissolvem quaisquer bloqueios" permitindo ao indivíduo o "acesso ao conhecimento de suas origens espirituais", pois a frequência desta pedra é "ressoante com o chacra da coroa - abrindo, limpando e ativando seu centro de energia e transformando-o em um portal para os níveis mais elevados do eu."
"Eu me movimento em união com meu Eu Superior e meus sentidos interiores estão despertos."

Corpo de Luz: Corpo energético sutil que vibra numa frequência extremamente elevada. Trata-se do veículo da alma e da consciência superior.


Em breve vamos falar de outros Cristais....espero por você!!!




 





 



 
 

4 comentários:

  1. Amiga querida,estou muito triste pois o meu cristal que você me deu [quartzo rosa]caiu e quebrou um pedaço oque faço?Estou arrasada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique triste Tania, isso acontece... é sinal de que ele andou recebendo alguma carga negativa em seu lugar!! Não se preocupe, faz parte do trabalho dele proteger você. Continue usando sem nenhuma problema. Retome o seu ritual e peça a ele para continuar a fazer o trabalho que estava fazendo antes... fique tranquila!
      Beijocas,
      Stella Maffra

      Excluir
  2. Amiga, adorei saber mais sobre cristais. Adoro cristais roxo. O que eles significam? Lucia

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga amada.... em breve irei fazer uma postagem sobre as Ametistas....e os demais cristais roxos...pode ficar tranquila....

    ResponderExcluir